terça-feira, janeiro 27, 2009

Pisadeira


Essa é mais uma de nossas famosas lendas urbanas. Seu nome: A Pisadeira.

A figura macabra é uma entidade sobrenatural que costuma atacar as pessoas durante o sono.

Imagine um projeto de mulher velha, bem seca e contorcida e possuindo unhas longas e desgastadas. Seu rosto é tenebroso com queixo virado pra cima e olhar etéreo. Seu sorriso...Se é que se pode chamar aquilo de sorriso...Mostra uns poucos dentes esverdeados. Alguns dizem que ela é negra...outros que é branca...Mas uma coisa é certa...não é amarela!

A Pisadeira costuma se esconder nos telhados durante o dia enquanto aguarda sua vitima à espera do momento ideal.

Então você come um bocado na janta e vai se deitar de bucho cheio. Assim que adormece de barriga pra cima, a Pisadeira sai de seu escondeirijo, se esgueirando através dos cantos até que fique ao seu lado na cama. Então ela sobe no seu corpo,s e apoiando no seu peito...É quando começa o tormento!

Apesar de magra e ressequida, o peso da Pisadeira é infernal...você acorda sem ar e sem conseguir se mover...Alguns dizem que não vêem nada. Outros afirmam que a enxergam em toda a sua feiura. A Pisadeira costuma gargalhar enquanto tenta asfixiar a vítima...uma gargalhada pavorosa, mas que só o atacado consegue ouvir.

Na batalha para tentar se salvar, o atacado normalmente consegue vencer...ou pensa que venceu. Com algum tempo ela some e os movimentos voltam ao normal. Beleza...Você está vivo, não? Sim...Isso é verdade! O problema é que ela, assim como o Bicho Papão (assunto de uma postagem antiga) se alimenta do medo. Então se você ainda está vivo é por que ela não quer que a fonte do rango acabe...pode ter certeza que ela vai voltar.

Pelas suas características, a Pisadeira parece ser parente direto dos Sucubus e incubus, estes últimos, espíritos demoníacos que atacam as pessoas enquanto dormem, com a diferença do teor sexual do ataque...um dia eu falo mais deles.

Então, se misturarmos um Bicho Papão com uma Sucubus, temos uma Pisadeira! Simples, não?

Eu sou uma das pessoas que pode afirmar que foi atacado por uma Pisadeira. Num dos momentos mais horripilantes da minha vida eu acordei paralisado, com palpitações aumentando de velocidade de forma frenética, tentando gritar por socorro sem conseguir. Não vi nada ao redor, mas sentia uma presença estranha. Aos poucos meu corpo foi voltando ao normal e fiquei bem.

Não...Não é mentira...É sério mesmo...Mas prefiro ficar com a explicação científica: Paralisia do sono!

Simples. Quando você sonha, seu corpo paralisa. É uma forma de te proteger de movimentos bruscos a acidentes. Claro que nem sempre isso funciona e assim temos os sonâmbulos e pessoas que caem da cama. Enfim... imagine que, por algum motivo a pessoa acorda, mas o cérebro pense que ainda está dormindo. Então a paralisia se mantém até o idiota do cérebro se tocar que você acordou. Nessa situação você mantém apenas controles mínimos de respiração e visão. Não consegue se mexer ou falar.

Associado a isso pode acorrer também as chamadas Alucinações hipnagógicas (ao adormecer) ou hipnopômpicas (ao acordar). São alucinações auditivas, visuais, táteis, sempre relacionadas à transição entre o sono e a vigília.

Fala a verdade...Essa explicação científica não é muito mais agradável do que saber que tem um espírito horrendo tentando sugar a força do seu pavor enquanto te sufoca?

Essa sensação é mais comum do que vocês imaginam. Cientistas acreditam que a grande maioria das pessoas sentiram ou vão sentir isso uma ou mais vezes durante a vida. infelizmente eu fui uma das que sentiu mais de uma vez.

Mas existem formas de você prevenir a aparição da Pisadeira. Então aqui vão as dicas do Dr. Claudio para repelir essa aparição:

- Evitar dormir de barriga cheia. Todo mundo sabe que os espíritos adoram um rango...Não importa se ele está num prato ou no seu estômago. Também é de conhecimento geral que dor mir de bucho cheio atrai pesadelos!

- Evitar dormir de barriga pra cima. Por algum motivo a pisadeira e seus semelhantes não costumam atacar pessoas que durmam de lado. Provavelmente por que não tem muito apoio para sufocá-los.

- Evitar o uso de drogas. Não precisa ser logo antes de dormir. O uso de drogas durante o dia pode preceder o ataque da Pisadeira. Sei lá...vai ver que ela também curte um "tapa na pantera". Mas não precisa ser só drogas ilegais ...o uso de medicamentos para dormir também estão na mira da bisonhenta!

- Evitar dormir sob Stress elevado. A pisadeira gosta de te pegar nesses momentos mais angustiantes.

- Evite irregularidades na hora de dormir. A pisadeira gosta de quem não dorme sempre na mesma hora.

Enfim...Entidades que atacam durante o sono são relatados em diversas culturas.

Aqui no próprio Brasil alguns costumam relacionar esses ataques a bebês não batizados. As almas deles ficam vagando e pousam no peito dos incautos.Na cultura Hmong, chamam esse fenômeno de Dab tsog (demônio apertador) e os atacados relatam ver uma figura pequena parecido com uma criança no seu peito.

Vietnamitas chamam de Ma De (segurado por fantasma) e acham que espíritos entram no corpo dos atacados para possuí-los.

Chineses chamam de guǐ yā shēn (corpo apertado por fantasma).

Japoneses chamam de kanashibari e húngaros de lidércnyomás.

Como podem ver, mesmo em culturas diferentes o semelhança entre as lendas é impressionante. Será que eles estão certos? Afinal é muita gente achando a mesma coisa...

O que me lembra da frase: "Bilhões de moscas não podem estar erradas...Coma merda você também!!!"

Existe um quadro clássico do pintor Johann Heinrich Füssli que retrata esse tipo de situação com um demônio no peito de uma mulher: