quinta-feira, agosto 13, 2009

Guerra Santa Moderna



Estamos novamente no meio de uma guerra. De um lado a Rede Record encabeçada pelo seu líder Edir Macedo. Do outro lado a Rede Globo encabeçada pela família Marinho.

Quem é o bem e quem é o mal? Tem alguma coisa definida?

Essa guerra na verdade não começou agora. Já vem de tempos. O primeiro estopim foi em meados de 1995. Na época a Record era uma emissora principiante, mas já mostrava alguma ascensão.

A Globo aproveitou quando um ex Bispo da Igreja Universal resolveu botar a boca no mundo após brigar com os demais, e passou a atacar Edir Macedo de todas as formas possíveis.

Na ocasião o Pastor Carlos Magno relata que saiu da Igreja Universal pois acreditava que a intenção principal da entidade, que era ajudar o povo espiritualmente, estava se desviando em prol da ganancia financeira.

Então divulgou uma série de vídeos com a cúpula da Igreja. Alguns vídeos não são nada demais. Edir macedo dançando, fingindo tirar a roupa... Situações normais de quem é apenas um ser humano. Por mais que você queira dar exemplo, nada o impede de brincar com seus amigos. Mas o grande trunfo foi o vídeo aula com Edir Macedo ensinando os bispos a arrancar dinheiro dos fiéis.

A cena é deprimente. Frases como "ou dá ou desce" ou deboches com milagres divinos deixavam claro que Edir Macedo, nem os presentes acreditavam muito na veracidade das histórias bíblicas que ensinavam.



Obvio que a Record não podia ficar quieta e fez sua defesa. Vários programas criticavam a Globo informando seus podres como a eleição e queda do Ex Presidente Collor. Nos vídeos abaixo várias pessoas defendem Edir macedo, entre eles, Pastor Silas Malafaia, na época pertencente à Igreja universal, faz a sua defesa enfocando esse assunto.





Hoje esse tal Silas é da Assembléia de Deus e vende Bíblias a módicos preços de 900 reais. Seu programa na Rede bandeirantes segue o estilo Record de barganha.


A Globo aproveitou todas as chances que teve e fez diversas reportagens sobre o assunto. Uma das que mais me lembro foi quando infiltraram reporteres com câmeras escondidas nos cultos e registraram a parte do ofertório onde o pastor pedia altas somas de dinheiro e deixava constrangido quem não podia doar. Esse vídeo eu não encontrei para postar para vocês.

Enfim...Depois de uma série de ataques em ambos os lados, a coisa esfriou. Ficou como uma guerra fria. Ninguém atacava diretamente... Até agora.

Hoje a Record está se destacando como uma das principais emissoras de televisão. Ela tem como trunfo a grande quantidade de dinheiro injetado pelos fiéis da Universal. Não...os fiéis não dão dinheiro à Rede record. Eles doam para a Igreja Universal. Esta, "compra" os horários da programação da Record por preços absurdos. Com isso eles lavam o dinheiro e o torna legal para ser usado na empresa.

Mas o problema é que, por mais dinheiro que se lave de forma legal, ainda não é o bastante. Então Edir Macedo teve que apelar para meios ilícitos como evasão de divisas para paraísos fiscais. E o Ministério Público caiu em cima depois de muita investigação.

A Globo, como não é besta nem nada, fez uma nova série de reportagens enfocando os acusados. Edir Macedo e mais 9 envolvidos num esquema de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O Ministério Público acredita que mais de 4 Bilhões foram movimentados de forma ilegal, saindo do país por empresas de fachada e voltando no nome de pessoas ligadas à igreja.


A Record rebateu no seu Jornal com uma matéria enfatizando os podres da rede globo. Interessante o fato dos apresentadores serem ex funcionários da Rede globo.


E quem está no meio dessa briga toda? Quem mais sofre realmente é o fiel da Igreja Universal que é obrigado a enfrentar sua fé constantemente. Isso por que é difícil para eles dissociar "Igreja" e "Edir Macedo". Para eles é como se fosse uma coisa só. Então se Edir Macedo é safado, sua Igreja é safada...E isso eles não podem permitir. Entra aí o que falamos anteriormente no texto sobre Viés de confirmação. O desejo de ver seu lado vencer (mesmo que esse lado não seja propriamente deles) faz com que todas as acusações sejam interpretadas como falsas e deletadas da sua mente.

A gente acredita no que quer acreditar. Se o pastor fala que aquele vídeo é montagem , então fica fácil para o coração aceitar isso. Todas as acusações soam como apenas ataques a sua fé.

O que os fiéis tem que botar na cabeça é que Edir Macedo não é Deus, Jesus nem Judas. Ele é um cara que montou sua Igreja. Ela tem principios belos como qualquer religião. Então siga sua fé e pouco se importe com o que vai acontecer com Edir Macedo.

Se a Record usa armações religiosas, a Globo usa manipulação política. Em 1993 a rede BBC fez um documentário enfocando os podres da emissora até então.






E agora...Como serão os próximos capítulos dessa Guerra Santa, que de Santa não tem nada? Só podemos aguardar!

Curiosidades:

  • Em 1992 Edir Macedo foi preso por acusação de Charlatanismo, Curandeirismo e Estelionato. Ficou 11 dias na cadeia, as acusações não foram à frente e ele foi liberado.

  • Em 1995 a Globo lançou a série "Decadência" , que contava a vida de um Pastor evangélico corrupto e explorador. Frases ditas por Edir Macedo foram usadas nos diálogos. Curiosamente um dos diretores, Ignacio Coqueiro, faz parte do quadro da Record hoje em dia. Essa era a abertura:

3 comentários:

Anônimo disse...

É ridículo o cara vender uma bíblia por esse preço, ganhando dinheiro às custas de religião, aff que podre.

Claudio Gaspari disse...

Bom. Na verdade ele não vende. Ele pede uma "doação voluntária" de 900 reais em troca da Bíblia.Na minha opinião se o dinheiro for usado para o bem, está tudo legal. O problema é que não sabemos onde essa grana vai parar.

Christian Magno disse...

Otima materia

Tudo que vc disce Claudio esta completamente certo.

Novamente Otima materia esta de parabens.