quarta-feira, julho 01, 2009

Escada milagrosa de São José


Lugar: Santa Fé, Novo México, Estados Unidos

Ano: Entre 1877 e 1881

Assunto: Milagre

Lenda:

Durante uma reforma na Capela Loretto, um novo piso superior foi feito, mas não foi contruido uma escada de acesso para lá. Preocupadas com a situação as irmãs requisitaram a presença dos carpinteiros da cidade. No entanto todos foram taxativos em afirmar que não seria possível construir uma escada sem afetar o pequeno espaço interno na capela.

Sem saída, as irmãs resolveram apelar para os céus e fizeram uma novena para São José, patrono dos carpinteiros (Se fosse eu apelava logo para Jesus... Ele também não curtia cortar madeira?).

No último dia da novena ( Se você não sacou, nove dias depois...) um homem apareceu montado num jumento com uma caixa de ferramentas procurando por trabalho. Ele aceitou a tarefa de fazer a escada, mas com uma condição. As portas deveriam estar fechadas durante todo o processo.

Meses depois o trabalho estava pronto, mas quando as irmãs foram pagar, não encontraram o sujeito... Ele tinha desaparecido. Elas o procuraram em todos os lugares e até botaram um anuncio no jornal (Isso que é vontade de pagar!), mas ninguém soube dizer onde estava o homem.

Foi então quando uma delas associou o fato ao santo. E se o homem fosse o próprio São José que, cansado de ficar consertando o telhado de madeira do paraíso, resolveu vir à Terra para dar uma forcinha?

Então é isso...Por falta de melhores explicações, ficou convencionado que foi São José e pronto.

Mas...Foi só pela história ou tem mais coisa aí? Bom...Quem defende a teoria de São José atribui outros fato estranhos. Primeiro que a madeira utilizada não pertence a região e ninguém sabe como foi parar lá.

Segundo. Não foram usados pregos. Apenas pinos de madeira.

Terceiro. A escada em caracol não possui apoio central. A lenda conta que não possui apoio nenhum!!! Esse é o maior mistério. Como ela consegue ficar de pé?

Quarto.A escada tem 33 degraus... A idade de Cristo? Alguém?



Dizem que arquitetos e engenheiros estudaram o caso e não conseguiram entender a física por trás da obra.

Chegou a hora da minha modesta opinião. Milagre uma balela!!!!

A estória está muito mal contada. Primeiro. Não entendo muito de engenharia ou arquitetura...Mas a minha mente não entende como se faz um segundo andar sem planejar previamente a escada. Imagine o trabalho dos pedreiros para levar os materiais da obra para cima? Acho que eles seriam os primeiros a requisitar a escada...Estranho...Mas passa.

Em seguida vem a questão da desconfiança natural ao seres humanos. Imaginem que você é uma das irmãs. Você ouve todos os carpinteiros da região,que provavelmente você conhece e confia (coisa de cidade pequena), dizendo não ser possível a escada ficar legal e você vai acreditar num sem teto qualquer que aparece montado num jumento e ainda confia completamente nesse estranho a ponto de deixar ele fazer o que quiser dentro da capela por meses???

Não vou nem atentar ao fato do anuncio em jornal para pagar o desaparecido... Vamos passar direto para a escada.

Ohhhh! Ela não usa pregos!!! Só pinos de madeira!!! Que funcionam como pregos de madeira??? Não dá na mesma? Como curiosidade, a maioria das obras arquitetônicas japonesas não usavam um só prego. Eles faziam de forma que uma peça se encaixasse na outra.

Não tem apoio central. Ok...Todas as escadas em caracol que eu vi tinham...Ponto para a escada. Mas é milagre ou apenas um belo trabalho de arquitetura???

Loretto Chapel staircase

Agora, a balela maior da lenda é que ela não tem apoios e engenheiros e arquitetos estudaram e não entenderam a física... Acho que eles deveriam voltar para a faculdade... Ou pelo menos olhar a escada mais de perto:



O nome disso aí é "Apoio"!!!!


Ceeeerto! Ela tem 33 degraus!!! Não sei se vocês sabem, mas é muito comum obras em igrejas e conventos apresentarem simbolismos. Os próprios construtores gostam de fazer essas coisas. Nunca leu o "O código de DaVinci" ?

Opa! A madeira não é da região!!! Claro!!! Isso prova que é milagre!!!Por que em 18xx ninguém sabia como comprar madeira importada. (se não perceberam eu fui sarcástico)


É...Acho que terminei por aqui. Novamente eu deixo vocês com o "Acredite se quiser" de sempre.

Só para deixar claro...Achei a escada linda e blá blá blá... Mas dizer que sua estrutura é impossível de uma forma que só um milagre seria a explicação mais provável é abusar da ingenuidade.

Uma vez, falando sobre esse assunto eu escrevi: Que adianta ficar um dentista e um corretor ficar discutindo isso? Quero ver um bom arquiteto ou engenheiro. Perguntem para o Niemeyer... Se ele disser que é milagre eu acredito!!!

Obs:

  • A igreja recebe em média de 200 casamentos por ano e um sem fim de visitas turísticas para ver a escada. Acha mesmo que nossas purinhas irmãs mudariam a versão da lenda se ela dá tanta grana?

Loretto staircase

  • Quem tiver curiosidade o site oficial da igreja é esse aqui

8 comentários:

Unknown disse...

Realmente uma obra de arte essa escada,e outra obra de arte foi a invenção dessas freiras,pra chamar atenção do povo burro e ignorante que acredita..... fazer o quê

Ane disse...

Acredito em milagres,mas realmente,esta escada nada mais é do que uma BELA fonte de renda...E viva as irmãzinhas!!! Delores que se cuide...:p

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Se essa escada é milagrosa vou mandar a seleção do dunga subir e descer umas 100 veses a bendita pra copa do ano q vem!!!

Unknown disse...

Vou ter uma conversa com São José... quem sabe ele não faz um milagre na escada lá de casa tb?
E olha que está mais fácil pra ele... a escada já existe, só precisa de uns reparos, hehehe...
Milagre? "PêlamordeDeus"!!!!

João Paulo disse...

Eu fico com pena de vocês, fazem o seguinte, constroem uma igual ou senão contratem qualquer empresa de engenharia no mundo pra fazer uma igual ! Ah só uma pergunta, vocês são engenheiros? Ainda tem a cara de pau de citar a obra ápice da ignorancia científica 'Código da Vinci' por acaso vocês já estudaram a lógica deste livro? concerteza não, apenas leram e acreditaram, tem muita gente que acha que é bonito falar coisas como: ME PROVA QUE DEUS EXISTE! ISSO NÂO È MILAGRE e blablabla... Pelo amor de Deus gente tem gente ignorante demais neste mundo, ficar só discordando não nada bonito e claro que nem ficar acreditando em tudo, mas tem coisas que agente tem que dar crédito, olha eu não fui lá ver as escadas mas não primeira oportunidade de viajar para os EUA eu irei velas, e é justamente por isso que eu não vou ficar falando se eu vi ou não vi! num é melhor agente falar de coisas que agente teve a experiência de conhecê-las, vê-las e tocá-las? Por exemplo foi falado que foi usado pregos apenas pinos de madeira, e vocês disseram que é a mesma coisa! Eu sou técnico mecânico e tenho bastante experiencia em tipos de materiais e afirmo pra você que a resistência de um pino de material não chega nem perto que a de um prego, pois o aço é muito mais resistente que a madeira, esta que teria que ser muito bem tratada para aguentar ! Concluo então que é melhor agente discutir sobre assuntos que constroem a sociedade e contribuem para a ciência e não ficar achando isso ou aquilo !

Muito Obrigado pela oportunidade!!!
João Paulo - Feliz por ser Brasileiro

Unknown disse...

SUA OPINIAO E LASTIMAVEL.
FIGURA PATETICA VC...

Unknown disse...

Deve ter sido um alienígena que construiu hahaha, porque José morreu, e rezar pra morto atrai essas coisas misteriosas materiais de potestades pra enganar o povo... O único que ressuscitou e faz milagres foi e é Jesus.